Webmail

São José inicia Escola para Pais com palestra

03 de Junho, 14:05

A Escola São José deu início a um projeto denominado Escola para Pais, com o objetivo de conectar os pais à escola.  Neste sentido, foi realizada no sábado, 01 de junho, palestra para os pais e professores com o tema “Os desafios de educar para o século XXI: a escola integral e integrada”, ministrada pela Educadora Mestre Isabel Parolin, em uma parceria com o Laboratório de Inteligências Múltiplas (LIM), método adotado na Escola São José.

A palestrante discorreu sobre temas de suma importância na atualidade, sempre alertando os pais quanto ao que seus filhos estão tendo acesso através da internet. Segundo ela, muitos filhos seguem You Tubers que pouco ensinam, tirando o foco da formação familiar que havia até então. “Temos que ter consciência para que nossos filhos não virem algoritmos”, aconselhou.

Durante a palestra, Parolin também falou sobre conceitos atuais como Ontologia (corrente filosófica que trata da natureza, realidade e existência das pessoas); Autorregulação (ação ou efeito de se autorregular, regular a si mesmo) e Heteronomo (conceito criado para denominar a sujeição de um individuo à vontade de terceiros ou de uma coletividade).

Parolin orientou que os pais para que tomem as rédeas da vida dos seus filhos, ditando o repertório pessoal e concedendo possibilidades a eles. “Comece fazendo as seguintes perguntas: quem é meu filho? O que nossa família pensa? Quais nossos objetivos enquanto pais? Qual o momento que meu filho está vivendo? Qual plano temos em família?”.

Por fim, Isabel fez duras críticas aos aplicativos de celular que, em tese, oferecem diversão e distração aos filhos. Segundo ela, toda forma de aprendizagem muda o comportamento das pessoas. Portanto, é preciso que os pais acompanhem os celulares dos seus filhos para ver qual conteúdo eles estão tendo acesso.

Por isso aconselhou os pais serem referência de heteronomia, pois os filhos fazem o que veem seus pais fazendo. “O filho faz não porque tem clareza do todo, mas porque está vendo, ouvindo e olhando para o mundo com base no que é construído junto. Por isso é importante que os pais pensem pelo filho e o ajudem na sua autorregulação”, concluiu.

Na sexta-feira, 31 de maio, Isabel palestrou para os professores da Escola São José.

Os dois eventos contaram com a presença do Diretor Pedagógico, Emerson Castro Rosa, e da Diretora Administrativa Financeira, Gisele Marolli.